O que é Simples Nacional?

Ao registrar um CNPJ, o empreendedor deve optar por um regime tributário. Essa escolha tem impacto em vários aspectos, incluindo os impostos aplicados e seus cálculos, juntamente com diretrizes como o limite de receita e o tamanho da empresa.

No Brasil, há três alternativas de regimes tributários. Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real, cada um com suas próprias normas e características. Dentre essas opções, o Simples Nacional é a alternativa mais direta, desenvolvida para simplificar o processo especialmente para os pequenos microempreendedores. 

Anexo I do Simples Nacional

Participantes: empresas de comércio (lojas em geral)

Tabela 1 Simples Nacional

Anexo ll do Simples Nacional

Participantes: Fábricas/indústrias e empresas industriais

Tabela 2 Simples Nacional

Anexo lll do Simples Nacional

Participantes: organizações que disponibilizam serviços de instalações, reparos e manutenção. Enquadram-se também nesta apêndice, agências de turismo, despachantes contábeis, centros de condicionamento físico, centros de testes laboratoriais, bem como empresas atuantes nos campos médicos e odontológicos.

Tabela 3 Simples Nacional

Anexo lV do Simples Nacional

Participantes: Empresas que fornecem serviço de limpeza, vigilância, obras, construção de imóveis, serviços advocatícos.

Tabela 4 Simples Nacional

Anexo V do Simples Nacional

Participantes: empresas que fornecem serviço de auditoria, jornalismo, tecnologia, publicidade, engenharia, entre outros

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *